domingo, 9 de março de 2008

Trabalho de MEAM

Olá pessoal estou postando a linha histórica, infelizmente não consegui faz a linha "bonitinha", então vai um resumão dos principais pontos colocados:

Linha Histórica da Música e Educação

  1. Idade Média
  • mundo cristão; a música é fundamentada na teologia e filosofia com base nos gregos.
  • PITÁGORAS: concebe a música baseada no simbolismo e na especulação teórica dos números e não em sons e melodias.
  • contraditóriamente acredita-se sem a música nenhuma disciplina poderia ser perfeita( influência grega); A educação é clássica apoiada na filosofia grega, e está nas mãos da igreja.
  • Séc. IV: Santo Agostinho diz que a música é uma disciplina científica "não serve a propósitos educacionais e morais ( ao contrário de Platão e filósofos gregos); a música deve preservar contra as tentações do mundo herético.
  • Séc. V: Boécio cria o tratado "De intitutione musica" que reúne diversas teorias sobre a música; para Boécio a música deve ser compreendida pela razão e não pela escuta; neste período o musico teórico é mais importante que o músico artista.
  • Séc. VI: criação das scholae cantori, onde meninos cantores eram afastados da família e iam estudar canto, contraponto e improvisasão para a produção musical litúrgica.

2. Fim do período gótico

  • Séc. XI: Arezzo objectiva a educação dos cantores de forma o mais rápida possível para que eles cantem através da notação musical criada por ele; o músico artista é mais privilegiado do que o músico teórico; há o desenvolvimento da polifonia com o aparecimento do moteto.
  • na música profana o mestre ensina seu aprendiz; a multiplicidade de vozes continua horizontal, e o ouvinte deve seguir cada voz individualmente.
  • Séc. XII:(Ars Nova) Philipe de Vitry volta-se às antigas doutrinas e regras da ciência para aplicá las a música, idealizando a perfeição.

3. Renascença

  • era do humanismo; busca pela simetria; a simultaneidade das vozes que leva ao surgimento da harmonia; a criança passa a ser vista como ser de necessidades especiais( antes vista como um animalzinho, motivo de entretenimento).
  • Séc. XVI: adota-se os termos consonância( permitidas), e dissonância ( preparadas e resolvidas); Ramos de Pareja lança os fundamentos da da teoria da harmonia; são criadas escolas de formação básica em música, onde se formavam profissionais para as igrejas e eram "conservatórios", na realidade orfanatos.
  • a educação se organiza em colégios; criam-se ospedali destinados a educação musical na formação dos seres humanos; a igreja protestante traz a música na comunidade; através de alguns tratados, a educação dos jovens e crianças se foca na formação de "perfeitos cavalheiros".

4. Prenúncios do Barroco

  • irmãos Gabrielli fazem uma música colorida e progressista, sem a perfeição inspirada nos gregos; os instrumentos passam a ser mais utilizados.
  • na música popular os italianos e seus madrigais ganham espaço; a polifonia perde espaço e a voz superior ganha mais importância; a arte se aproxima do teatro e surge a ópera.

Mariana Franzin

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Mari!
Vc adivinhou, eu ia pedir seu resumo pra seguir meu seminário de hoje, afinal td é sequência! Valeu!
Bjs Dâ