Linha Histórica da Música e Educação
- Idade Média
- mundo cristão; a música é fundamentada na teologia e filosofia com base nos gregos.
- PITÁGORAS: concebe a música baseada no simbolismo e na especulação teórica dos números e não em sons e melodias.
- contraditóriamente acredita-se sem a música nenhuma disciplina poderia ser perfeita( influência grega); A educação é clássica apoiada na filosofia grega, e está nas mãos da igreja.
- Séc. IV: Santo Agostinho diz que a música é uma disciplina científica "não serve a propósitos educacionais e morais ( ao contrário de Platão e filósofos gregos); a música deve preservar contra as tentações do mundo herético.
- Séc. V: Boécio cria o tratado "De intitutione musica" que reúne diversas teorias sobre a música; para Boécio a música deve ser compreendida pela razão e não pela escuta; neste período o musico teórico é mais importante que o músico artista.
- Séc. VI: criação das scholae cantori, onde meninos cantores eram afastados da família e iam estudar canto, contraponto e improvisasão para a produção musical litúrgica.
2. Fim do período gótico
- Séc. XI: Arezzo objectiva a educação dos cantores de forma o mais rápida possível para que eles cantem através da notação musical criada por ele; o músico artista é mais privilegiado do que o músico teórico; há o desenvolvimento da polifonia com o aparecimento do moteto.
- na música profana o mestre ensina seu aprendiz; a multiplicidade de vozes continua horizontal, e o ouvinte deve seguir cada voz individualmente.
- Séc. XII:(Ars Nova) Philipe de Vitry volta-se às antigas doutrinas e regras da ciência para aplicá las a música, idealizando a perfeição.
3. Renascença
- era do humanismo; busca pela simetria; a simultaneidade das vozes que leva ao surgimento da harmonia; a criança passa a ser vista como ser de necessidades especiais( antes vista como um animalzinho, motivo de entretenimento).
- Séc. XVI: adota-se os termos consonância( permitidas), e dissonância ( preparadas e resolvidas); Ramos de Pareja lança os fundamentos da da teoria da harmonia; são criadas escolas de formação básica em música, onde se formavam profissionais para as igrejas e eram "conservatórios", na realidade orfanatos.
- a educação se organiza em colégios; criam-se ospedali destinados a educação musical na formação dos seres humanos; a igreja protestante traz a música na comunidade; através de alguns tratados, a educação dos jovens e crianças se foca na formação de "perfeitos cavalheiros".
4. Prenúncios do Barroco
- irmãos Gabrielli fazem uma música colorida e progressista, sem a perfeição inspirada nos gregos; os instrumentos passam a ser mais utilizados.
- na música popular os italianos e seus madrigais ganham espaço; a polifonia perde espaço e a voz superior ganha mais importância; a arte se aproxima do teatro e surge a ópera.
Mariana Franzin
Um comentário:
Valeu Mari!
Vc adivinhou, eu ia pedir seu resumo pra seguir meu seminário de hoje, afinal td é sequência! Valeu!
Bjs Dâ
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