TRABALHO DE PSICOPEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – 5º SMESTRE PROFESSRA GENNY
Adilson – Edelson – Bianca
CAMPO DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA
♫ Em 1° lugar a psicopedagogia atua no campo da atividade e no objeto de estudo.
♫ Ela pode ter várias características que depende da modalidade:
Clínica
Preventiva
Teórica
♫ O TRABALHO CLÍNICO: trata de alguns transtornos na aprendizagem e pode evitar o aparecimento de outros;
♫ O TRABALHO PREVENTIVO: é sempre clínico numa abordagem psicopedagógica, e essas duas áreas de atuação resultam num trabalho teórico.
♫ O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO: é de orientação e preventivo no processo ensino-aprendizagem e possibilita, a apropriação do conhecimento ao longo de sua evolução como ser humano.
E CABE AO PSICOPEDAGOGO
♫ Detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem;
♫ Participar da dinâmica das relações da comunidade educativa favorecendo o processo de integração e troca;
♫ Promover orientações metodológicas de acordo com o grupo e indivíduos;
♫ Realizar orientações educacional, vocacional e ocupacional, tanto individual ou no grupo.
♫ O psicopedagogo participa de equipes responsáveis que realizam a elaboração, direção e evolução de planos, programas nos setores de saúde e educacional integrando diferentes campos de conhecimento.
♫ Psicopedagogia ocupa todo contexto da aprendizagem, seja na área clínica, assistencial, preventiva e envolve a elaboração teórica promovendo a relação entre as envolvidas áreas.
♫ A elaboração teórica visa criar um corpo teórico da psicopedagogia, investigação e diagnóstico que lhe seja específico. Implica em uma reflexão constante sobre a aplicação das diversas teorias,da avaliação da prática do processo de aprendizagem e não aprendizagem bem como a aplicabilidade de conceitos teóricos.
♫ Já na área da saúde o trabalho e feito em consultório privados ou em instituições de saúde, no sentido de perceber distúrbios de aprendizado sistemático ou assistemática de natureza Patológico.
♫ Historicamente nasceu para atender a patologia de aprendizagem mais de volta cada vez mais para a prevenção adotando uma posição crítica diante do fracasso escolar.
♫ No Brasil ele ocupa-se da orientação de estudos, apropriação dos conteúdos escolares, desenvolvimento do raciocínio, e atendimento as crianças (deficiência mental) podendo recorrer para isto a propostas corporais, artísticas.
♫ Para Janine Mery, psicopedagogo é um professor de um tipo particular que realiza a sua tarefa de pedagogo sem perder de vista os propósitos terapêuticos da sua ação. Para ele:
o "distúrbio de aprendizagem" é encarado como uma manifestação de uma perturbação Que envolve a totalidade da personalidade;
♫ o desenvolvimento infantil é considerado a partir de uma perspectiva dinâmica, e é dentro dessa evolução dinâmica que o sintoma "distúrbio de aprendizagem" é estudado.
♫ a neutralidade do papel de psicopedagogo é negada, e este conhece a importância da relação transferencial entre o profissional e o sujeito da aprendizagem;
♫ o objetivo do psicopedagogo é levar o sujeito a reintegrar-se à vida escolar normal, respeitando as suas possibilidades e interesses.
♫ O psicopedagogo, ainda segundo Janine Mery respeita a escola tal como é, apesar de suas imperfeições, porque é através da escola que o aluno se situará em relação aos seus semelhantes mas este fato não impedirá que o psicopedagogo colabore, para melhoria das condições de trabalho numa determinada escola ou na conquista de seus objetivos e em seu trabalho, ele deverá fazer com que a criança enfrente a escola de hoje e não a de amanhã.
domingo, 6 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário