terça-feira, 21 de outubro de 2008

resumo George Self

Olá, segue resumo de MEAM, da Genny:

EDUCADORES DA SEGUNDA GERAÇÃO

GEORGE SELF


Os educadores musicais da segunda geração pertencem a segunda metade do séc. XX, na Europa e América do norte. Esses educadores foram influenciados pelas experiências de Pierre Schaeffer com a música concreta, utilizando todo tipo de sons em suas músicas inclusive eletroacústicos e ruídos; Eimert e Stockhausen com a música eletrônica, onde os sons são sintetizados; e Jonh Cage que traz influências do budismo e se concentra nos sons. A produção desses compositores pode ser definida com esta frase de Jonh Cage: “música é sons, sons à nossa volta, quer estejamos dentro ou fora das salas de concerto”.
Com esta super valorização do som na música de vanguarda, os educadores musicais passam a buscar novas metodologias na sala de aula, evitando o que eles denominam “música do passado”, privilegiando a criação, a escuta ativa o som e suas características.
Entre esses educadores encontramos George Self, um inglês professor de música em escolas de ensino regular. Ele está muito ligado com a música de vanguarda e não concorda com o ensino de música do passado, denominando “um adestramento musical dos alunos”, quando a proposta se volta para ela. Ele também questiona que toda as outras disciplinas (artes plásticas, ciências, etc) estão sempre ligadas com as ultimas descobertas, e com as produções contemporâneas, então a música também deveria estar.
George Self estimula o ouvir , o criar e a invenção de partituras. Ele não enfatiza a pulsação musical e inicia seu trabalho com a escala cromática, pois ele não quer conscientizar alturas e sim apresentar variedades sonoras, obtidas nas atividades de exploração coletiva das possibilidades do instrumento. Ele utiliza muitos instrumentos, principalmente os de percussão por serem de fácil manuseio, e dá grande importância aos instrumentos artesanais, e feitos pelos alunos em sala de aula. A ênfase é na exploração de produção sonora e criação de atividades não convencionais. Ele valoriza a prática e criação em conjunto.
Self classifica seus instrumentos segundo o tipo de sons que produzem, sendo instrumentos de som curto (ex.pandeiro, claves), instrumentos de sons de extinção gradual (ex.piano, maracás, triângulos), e instrumentos com sons sustentados (ex.cordas, metais, madeiras). Ele também propõe uma forma de notação simplificada, onde o ritmo e a melodia são imprecisos enquanto os sons e timbres são valorizados. A imprecisão dá a partitura a possibilidade de ser interpretada de diferentes maneiras. Os sinais são por exemplo, um ponto representa um som curto, um ponto com uma linha curva, um som tenuto, uma linha em zigue-zague um tremulo, entre outros sinais.

A esses sinais são acoplados os sinais de piano e forte, não sendo utilizados inicialmente os meio-fortes.

O texto foi baseados no livro De Tramas e Fios de Marisa Fonterrada.

Nenhum comentário: